A introdução da terapia anti-retroviral para o tratamento das pessoas com HIV/Aids foi significativa para o prolongamento da vida dos portadores. Isso se traduziu em diminuição das manifestações clínicas decorrentes da infecção pelo HIV, das internações hospitalares com melhora do prognóstico e da qualidade de vida dos indivíduos infectados. Ao reduzir a carga viral plasmática do HIV, geralmente a níveis indetectáveis, reduziu conseqüentemente a mortalidade e a ocorrência de doenças oportunistas (MS, 2004).
No entanto existem peculiaridades no tratamento. O esquema terapêutico impõe o uso de grande quantidade de comprimidos, horários rígidos, sujeito a interações medicamentosas e vigilância dos efeitos colaterais, por tempo indeterminado. A não adesão aos esquemas anti-retrovirais propostos tem sido relacionada ao surgimento de resistência viral e comprometimento do prognóstico clínico do indivíduo. Tem-se então que sem alta adesão não há sucesso prolongado na referida terapia (MS, 2004).
O processo de adesão é influenciado por fatores relacionados às características do individuo, da doença e do tratamento, à relação da equipe de saúde/indivíduo, inserção social e fatores como distância geográfica do serviço de saúde, acesso à consulta e o espaçamento entre as consultas (JORDAN, 2000; GIR, 2005). Alguns autores, apoiados em programas de prevenção bem-sucedidos, bordaram o contexto psicossocial da adesão (SILVA, 2002; COLOSIO, 2007), reafirmando sua pertinência para a terapia anti-retroviral aliada a um contexto de troca de informação entre as pessoas.
No entanto, não basta concordância quanto ao papel da adesão para a terapêutica com ARV. Estudos sistematizados já comprovaram a relação entre a adesão e a obtenção de respostas clínicas ao tratamento anti-retroviral. É o conhecimento dos obstáculos ao cumprimento das orientações que pode auxiliar na escolha individualizada do tratamento e melhorar os resultados (LEITE, 2003; COLOMBRINI, 2006) Neste sentido são indispensáveis estudos aprofundados a partir de instituições públicas de saúde inserida na assistência aos portadores de HIV/Aids.
Incuindo Imagem
Há 16 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário